segunda-feira, julho 18, 2005

A Torre do Lombo

O talho do Manel Espetadas, situado na Baixa da Bannheira, mais conhecido por Torre do Lombo, é um organismo público de âmbito regional, tutelado pelo Ministério da Cultura da Ilha do Rato e pela Associação de Amigos da Carne de Perú, dotado de personalidade jurídica, património próprio (para além do estabelecimento cientifco-comercial, o talho é detentor de 2 bancadas de venda de verduras na Praça do Pinhal Novo e de uma Oficina de Amoladores de Pedra Pomes na freguesia do Gaio-Rosário) e autonomia administrativa.

Exerce simultaneamente funções de Arquivo Histórico, tutela directa sobre arquivos, na medida em que integra o Arquivo Regional do Mar da Palha, e ainda a Biblioteca Pública da Região das Arroteias e Bairro Francisco Pires.

Exerce funções de superintendência técnica e normativa sobre todo o sector dos talhos do concelho, coordenação da Rede Regional de Arquivos, bem como funções de execução da política arquivística definida pelo Ti’Bezana (inventor do código de identificação 12º, mais conhecido por VMC - Vinho a Martelo Code – que estipula o modo como os documentos estão organizados segundo as dez grandes escalas de carraspanha do prório Ti’Bezana) a quem pode aconselhar na matéria.

É também neste local de culto, onde o cheiro a presunto de porco preto, criado nas verdejantes pastagens do quintal do Manel Espetadas, se mistura com o cheiro a papel, da mais famosa obra literária da margem sul do Tejo, as "Caxiadas", do grande Zé Caxias.

Outras obras de referência que se podem encontrar, repousam junto à arca frigorifica dos miúdos de frango, entre elas, as famosas "Odes da Scovia" da autoria do Poeta do século XIX Camilo VensseMuto e de origem mais recente "Os Sonetos da Punheta" do pensador, artista plástico, narrador de filmes mudos, Tó PocaMêta.

Para além das já referidas obras emblemáticas, podem encontra-se uma panóplia de temas do mais profundo conhecimento, das quais se destaca a maior colecção de volumes de literatura de roulotte, a grande fonte de inspiração dos romancistas e poetas do Mar da Palha.

3 comentários:

Suga_Mentes disse...

Talk talk , já leste algum livro do
Boris Vian ? Se desconheces , aconselho-te « outono em Pequim » , acho que ias adorar ...

Crazy Charm disse...

O "Arranca Corações" faz parte da colecção da Torre do Lombo....é um dos livros com mais saída juntamente com as iscas para fritar.

Pequeno pormenor que me esqueci de referir no post...para aceder a qualquer documento da Torre do Lombo é necessário ter o passe dos TST com a senha do mês corrente correctamente identificada.

Até sempre, maltinha

Talk Talk disse...

Grande Crazy Charm,
Mais um grande post de interesse público. No entanto é bom referir que o passe dos Colectivos do Barreiro (mesmo associado a outros meios de transporte) também dá acesso aos arquivos.