sexta-feira, julho 29, 2005

As Crónicas do Zé Caxias – Maré-Alta

Nem sempre a Maré está baixa. É como a vida. É bom ver os lodos cobertos pelo azul do Mar da Palha, ouvir o chapinhar das tainhas, cheirar a maresia trazida pelos ventos do norte. É para esses momentos que vivo. É neles que me inspiro.
Partir pela manhã na minha herdada barcaça, na subida da maré, indo até à Ilha do Rato é um ritual que sigo desde que me lembro de existir. Comecei esta romaria com meu Pai, o saudoso Júlio “Custou” Caxias. A alcunha provém das semelhanças físicas e de hábitos com o velho lobo-do-mar francês. Meu pai era um homem fantástico, com uma cultura alicerçada nas horas passadas a jogar à bisca de nove com outros marinheiros, com um charme natural capaz de amolecer o coração duma estátua de bronze, com um sentido de humor capaz de fazer chorar a rir um calhau da calçada. Para além de marinheiro e estudioso do mar foi também amolador de pedra-pomes, escritor, pintor e ainda teve tempo para criar a Fundação Caxias.
A Fundação, com gabinete no Bar Sedução, tem a responsabilidade cívica de apoiar desportistas (jogadores de dominó, descascadores de ervilhas, jogadores do chinquilho, etc.), poetas, músicos e todos aqueles que de alguma forma desejem viver da sua arte. Os tipos de apoio variam consoante a qualidade e experiência a nível artístico, podendo ir desde a motivante palmadinha nas costas até uma bolsa mensal. A bolsa pode alternar entre o azul-bebé, o amarelo e o preto e tem fecho éclair, podendo conter variadas coisas como uma malha, canetas Bic, um baralho de cartas, uma cassete pirata dos i-glamour ou fantásticos conselhos manuscritos de lendas da região como Licínio Chispes, “Facadas” Canhoto ou Tia Albertina.
Agora vou porque o tempo voa. A Ilha do Rato espera-me. Voltarei na descida da maré.

8 comentários:

Anónimo disse...

Rebel:
Em boa hora te juntaste ao pessoal dos i-glamour. Fazias falta.
Um grande abraço do Zé

Miguel Baganha disse...

Este texto tocou-me particularmente,pla nostalgia paternal que ele emana...

Adorei o texto!Escreves quase tão bem,quanto o José Hermano Saraiva fala.

1abraço!

Titá disse...

Filho da Escola....mais uma vez parabéns! Tu escreves muito bem, este texto é delicioso.
Vou "linkar" o teu blog, pois quero continuar a visitá-lo.

Suga_Mentes disse...

Sorry about the expression ...
Foi sem intenção , agora « aparentemente » , essa doeu ...
Eu , o vosso fã no 1 ...
Cheguei a pensar em arrancar o papel das paredes , sim o que mandei imprimir com as vossa fotos ...e cheguei mesmo a ligar pra garagem para apagarem do carro as faixas de 3 metros onde escrevi IGLAMOUR , e até cheguei a pensar em remover a tatuagem vossa que tenho naquele sitio que nao posso dizer ...
bom mas como acho que foi só uma palavra infeliz , um desmentido publico , onde afirmem que acreditam sem qualquer margem de duvida que sou o vosso maior fã ...

Talk Talk disse...

Em nome do Zé Caxias e também em meu nome pessoal agradeço a todos as palavras de apresso.

copa-rota - Adoro ouvir o Hermano, para mim é um orgulho ler as tuas palavras!!

lolita - Bem-vinda ao blog dos i-glamour. Volta sempre. Caras bonitas e palavras doces fazem sempre falta a um blog que fala de glamour.

Tita - Adoro a expressão filho da escola, recorda-me os meus tempos da tropa. Qualquer dia falo neles. Linkarei o teu blog também.

suga-mentes - Aceita o nosso pedido de desculpas. Foste dos primeiros "exteriores" a reparar neste blog, tens um cantinho especial no coração dos i-glamour.No entanto terás que disputar o titulo de fã numero um com uma tal de Marrrrluce que ao que parece almeja também o titulo.

Um grande bem-haja a todos e um sincero muito obrigado

Talk Talk disse...

Errata:
Não é que eu estivesse com pressa mas... onde está apresso leiam por favor apreço.

Suga_Mentes disse...

Tenho a certeza que eu e a Marrrluce arranjaremos forma de compartilhar os nossos desejos ...

Anónimo disse...

Very nice site! Last year for buick rondezvous side effects of wellbutrin Benefits of quitting smoking lung rejuvination Red jacket west virginia hair loss organin African american home decor car daytona ferrari kit Free web hosting technology voip moen faucets Full figured women in stockings and shelf bras Adipex discover card free inexpensive shipping tenuate interior design school in illinois Pressure washer pump oil Sample viagra woman Barcode scanner prijs http://www.provider-dsl.info