quinta-feira, julho 14, 2005

As Dicas de Pedrito Bodega – A Importância da apanha de algas na Economia da Região



Factos são factos. As centenas de restaurantes chineses, que se têm espalhado por esta região, estão dependentes da popular e tradicional apanha de algas. Em locais tão distintos e vastos como as praias do Rosarinho, dos Tesos, da Barra-a-barra ou até nos areais da Ilha do Rato, são capturadas inúmeras espécimes de algas e limos que são posteriormente vendidos ao quilo, servindo de pitéu nos fantasticamente saudáveis pratos da terra do Sol Nascente.
O Mar da Palha tem tradição milenar como viveiro natural de algas de rio. No entanto é a partir do século XX, com o surgimento das Industrias no Barreiro e Seixal e com o exponencial aumento dos esgotos residuais lançados ao rio, que novas espécies de algas e limos começam a germinar numa curiosa metamorfose da natureza. A Alga Mutante. Mais saborosa, mais rica em minerais, mais fácil de fritar e trincar. Claro que, como qualquer área de negócio, a concorrência é feroz. Ouve quem tenha tentado o monopólio da apanha da Alga Mutante, sem sucesso. Hoje dezenas de pequenas empresas encarregam-se da apanha e comercialização das mesmas, havendo mesmo uma associação, a Associação das Empresas Extractoras da Alga Mutante.

2 comentários:

Anónimo disse...

A sério, podemos dizer mesmo que se as algas continuarem a ser consumidas desta maneira, pode-se tornar uma espécie em vias de extinção?

Anónimo disse...

Caro Dr. Aimar:
A extinção das algas é uma maleita que enfrentamos. E depois, como é que iremos comer o nosso chop suey?