segunda-feira, janeiro 02, 2006

Nos Primórdios da Intelectualidade

Darwin veio revolucionar o mundo com a ideia da Evolução. Mas estava longe de suspeitar o que aqui é revelado.
No Paleolítico superior, vagueando marialva, uma subespécie hominídea ditou leis. Era o Cro-Magnon Intelectus. Várias coisas o distinguiam do Cro-Magnon tradicional: era laico, possuía Abstractos Rupestres (quase sempre javalis em formas geométricas), vivia em espaçosas águas furtadas nas grutas mais in do clã e fumava tabaco importado em ossadas de Dinossauro preparadas para o efeito. Era também um incompreendido. Tantas vezes posto de lado pelos outros Cro-Magnon só porque não gostava do desporto rei da época, o conhecido Esmaga Crânio, onde multidões em euforia vibravam com as perseguições de moca que os atletas faziam a galinhas, perus e avestruzes.
O desporto de eleição desta raça pré-humana era o pedra-mind, uma ancestral forma de xadrez, em que o raciocínio e a estratégia eram essenciais. Peças de pedra, em forma de menires minúsculos, eram colocadas sobre uma espécie de mesa. Dois oponentes, cada qual com a sua moca, iam partindo minuciosamente as peças uma a uma, até que no final o oponente mais desenvolto decretava o xeque-mate e desferia um golpe na tola do outro oponente.
Acredita-se que esta subespécie possa ter sobrevivido até aos nossos dias, integrando-se nas populações humanas actuais passando quase despercebido. Quase. Não totalmente porque, para além das pernas arqueadas, dos ombros largos e de andar descalço pelas ruas, teima em ver a RTP2 em desfavor da TVI.

6 comentários:

Francis disse...

Não sei... soa-me mais a primórdios do Jet Vip :-)))
Um grande ano para ti também!!!

Mac Adame disse...

Vê a RTP2 em vez da TVI? Mau, queres ver que eu sou um Cro-Magnon desses? Bem que já me tinham dito que tenho uma cara um bocadinho fora do vulgar. Seja como for, bom 2006.

Bino disse...

Em relação ao teu último comentário lá no meu blog, digo digo hehehehe.
Um granda ano de 2006 para ti.

Miguel Baganha disse...

Mas que grandes figuras,estes Cro-Magnons Intelectus...Devem ter sido os primeiros "yuppies"da época,Talk!

-Esta parte da história até ao prof.Hermano Saraiva escapou...

-"You are really something,Master Talk..."

Titá disse...

Essa descrição fez-me lembrar alguém...mas quem???? hummm

Unknown disse...

e... como posso chamar ao meu cão...boby de ão ão e ão ão...
abraço