quarta-feira, janeiro 04, 2006

As Crónicas do Zé Caxias – Bom Ano para todos

Pois é amigos… o Novo Ano bateu à porta e entrou. Mas a questão que coloquei a mim mesmo, enquanto estava na casa de banho a “despachar papelada”, é pois duma importância extrema, digna de ser pensada pelas mais altas patentes académicas. Mas afinal porque é que se comemora o fim do ano velho e a entrada do novo?
À medida que o “despacho” ia sendo feito e enquanto palitava os dentes fixos que me restam, com uma navalha que me emprestou o Chico Barbeiro, cheguei à seguinte conclusão: Não faço a mínima ideia porque raio se comemora o fim do ano.
Mas isso também não é importante. O que importa mesmo é festejar.
Foi com essa intenção que juntámos um grupo de amigos no Armazém do Ti’Bezana. Faltavam 5 minutos para as 4 da tarde de dia 31 e já a ambulância dos Bombeiros Voluntários da Baixa da Banheira, estacionava à porta do Armazém para a sua segunda viagem até ao Hospital do Barreiro: Zé Cotão não resistiu à mistura de vinho com filhós. Uísqu’em Pé , sem a pedalada de outros tempos e com rotina noutras especialidades, tombou à terceira garrafa de água ardente.
Eu resisti até ao fim da noite, mantendo a dignidade da posição que ocupo como pretendente ao trono da Ilha do Rato, comendo e bebendo em fartura, dançando o KuDuro, fazendo a minha divertida imitação dos Cabeçones e cortejando as moças solitárias que por ali se encontravam.
Acabei por ser surpreendido pela quietude e pose principesca duma dessas moças. Não foi difícil convence-la a descer a escadaria metálica até à Adega. Experimentei sensações novas. Ela também. Creio mesmo que a levei ao arrebatamento. Mas no final algo de trágico e surpreendente aconteceu. Ti’Bezana, sentido a boca seca por estar à 10 minutos sem o gosto carrascão do vinho tinto, deslocou-se ao local onde, em puro deleite, eu e a moça nos encontrava-mos. Em fúria, fixando o olhar tenebroso em nós, exclamou:
- Caxias como foste capaz!!! A traíres-me com a minha boneca insuflável!
Fiquei sem reacção. Ela ainda tentou justificar-se mas eu não sabia o que dizer.
Um bom ano para todos.

8 comentários:

Miguel Baganha disse...

-Sabes,Talk...a forma detalhada e com riqueza de pormenor com que narras as diversas situações dos teus textos,assemelham-se muitas das vezes a "Oscar Wilde".

-Não sei se o fazes espontaneamente ou por sua influência...o que é relevante é o facto dos teus "contos" serem sempre "sumarentos".

Bom ano novo,Talk!

Talk Talk disse...

Copa é expontãneo! Por certo haverão influências mas não te sei dizer quais.
Um abraço.

Nina disse...

Hoje recomeço com as minhas visitas...deixo um beijinho cheio de amizade neste inicio de ano :)

Francis disse...

Epá, essa gaja vai com todos! Parte mas é para uma relação mais séria... uma boneca morena, por exemplo. :-)))

Mac Adame disse...

Estou desconfiado de que para o ano tens que arranjar outro poiso que não a tasca do Ti'Bezana...

Anónimo disse...

sempre genial. aconselho o blog Rua dos Contos!

marco disse...

bom ano para ti

Anónimo disse...

Keep up the good work ativan Jeep yj 6 lift kits Roulette+winning+strategy Sub prime mortgage companieslow credit score 350.html After before propecia Bad debts unsecured loan 401k funds law suits stout black girls