quarta-feira, setembro 07, 2005

Receitas com Chispes – A minha candidatura à Presidência e outras histórias

Ver o olhar desiludido do Zé (Caxias) quando soube desta minha loucura fez-me pensar em recuar. Vê-lo a abraçar-me após ouvir as explicações deu-me um novo alento.
É sem dúvida o maior passo que alguma vez dei. Só comparável a um outro desvario que fiz nos meus tempos de juventude. Corria o louco mês de Julho de 1986. As férias eram passadas na praia do Alburrica, no Barreiro. Durante as horas de ponta, a passagem dos Barcos do Barreiro proporcionavam a prática do surf e outros desportos da onda como o jacaré ou o caixote surf. Eu era mestre no jacaré. Aproveitando a generosa contribuição da natureza em relação aos meus pés (que as gentes apelidavam carinhosamente de “os Tollans do Alburrica”) enfrentava a ondulação com o próprio corpo realizando manobras bastante radicais. Ouve quem tivesse reparado na minha habilidade. Um tal de Rodrigo Quintais, descobridor de talentos, agente, empresário da noite. Propôs-me uma digressão pelas praias da zona. Durante semanas fui uma celebridade, Praia dos Tesos, Rosarinho, Barra-a-barra, Cais da Moita, Salinas do Xangai, Recosta, foi um “ver se te houvesses”. Mas Quintais veio a revelar-se um burlão, é como diz o Povo: “A quem vê caras não se olha o dente”. Fugiu com o dinheiro para o off shore da Trafaria e até hoje não lhe voltei a pôr as orelhas em cima.
Mas hoje o desafio é diferente, esperam muito de mim. Já não são os meus pés peludos e colossais que estão no centro das atenções. Aceito este desafio de me candidatar à Presidência da República porque acho que posso mudar algo. Acredito em mim e naqueles que me apoiam. Deixo-vos com algumas propostas eleitorais:

1 - Vinho é cultura. IVA à taxa de 5% para o vinho tinto, vinho verde, água-pé e cerveja quando acompanhada por caracóis;

2 - Ilha do Rato a Estado Independente;

3 - Exportação e Proliferação das Tabernas Portuguesas pelo Mundo (ao ritmo das viagens presidenciais);

4 - Ligação do TGV entre Gare do Oriente/Ilha do Rato/Tasca do Azedo (Bairro das Palmeiras);

5 - Introdução do dominó como desporto nas escolas secundárias e do fado como disciplina obrigatória na escola primária;

6 - Os deputados da Assembleia da República serão obrigados a realizar diariamente 4 horas extra de trabalho comunitário, dentro de uma das seguintes 3 possibilidades:

  • Fazer Break Dance ao ritmo de músicas Hip Hop nacionais, perante as câmaras das televisões, em directo do pavilhão Atlântico completamente cheio;
  • Fazer a dança do comboio em plena Av. da Liberdade em Lisboa ao som do “Apita o Comboio” tocado ao vivo pelos i-glamour;
  • Dirigirem-se à capital de Distrito que os elegeu e guiarem um táxi (de borla) sem recorrerem ao Guia da Cidade, metendo conversa com os clientes sobre o estado da nação, os fogos de Verão e claro, o futebol;

De resto, já sabem… Licínio Chispes a Presidente.

3 comentários:

Talk Talk disse...

Olá Lolita. Desconheço qual a cor politica do Chispes. A cor da pele geralmente é para o avermelhado agora o resto...
Um beijinho.

Anónimo disse...

Eu acho que os deputados são gajos para escolherem a 1ª hipotese, a do Breack Dance.

Leonardo d´Ávintes disse...

É bom aqui voltar e ler logo 3 textos (os três ultimos) de enfiada e ver que voltaste ao activo.
É sempre um incentivo á escrita. Mas se a vontade não falta, o mesmo já nao se pode dizer da imaginação nestes ultimos dias.

E claro está..

.. Licínio Chispes a Presidente! :)




A bela saudaçao,

Leonardo d´Ávintes