quinta-feira, junho 09, 2005

A Arte do Estilo - O Ritual Cafeinico

Falar em estilo e pôr de parte Tom Waits é como falar duma meia com cheiro a queijo da Serra e esquecer o pé que a apeçonha, ou como falar em whisky e diversão e omitir as dores de cabeça da ressaca e o ressonar das prostitutas na manhã seguinte, num Hotel de 4 estrelas em Las Vegas. Aqui fica mais um texto sobre estilo e a referência a Mestre Tom está feita.
A Arte do Estilo conhece imensas formas de se manifestar. Por vezes basta um sorriso, um andar, um bocejar, uma estranha comichão no fundo das costas. Mas uma das formas mais puras e ancestrais é referente ao Ritual Cafeinico. Esse Ritual é posto em prática por homens que tratam o Estilo por tu. Entre eles temos Pedrito Bodega, Licínio Chispes, Albino Calhau e Zé Caxias. Juntos com outros confrades que recusam a exposição mediática formam a Confraria do Ancestral Ritual do Café. Para responder a umas perguntinhas sobre esta forma de estilo convocámos Licínio Chispes, amigo pessoal de Zé Caxias e seu braço direito:
T.T. – Amigo Chispes, é um prazer tê-lo connosco. Diga-me em que consiste este ritual de estilo?
L.C. – O prazer é todo meu. O ritual inicia-se com um encontro em que nos juntamos e tentamos enriquecer a nossa cultura, conversando, comendo e bebendo. Depois bebemos o café tendo em conta alguns procedimentos.
T.T. – Quais são esses procedimentos?
L.C. – São uma série de regras cumpridas religiosamente. Passo a citar:
1. O café é servido sempre a escaldar e sem açúcar numa chávena redonda.
2. Não se fala durante a ingestão do café.
3. Nos intervalos de cada gole a chavena descansa na palma da mão.
4. A chávena é agarrada em cada golada com ambas as mãos que envolvem a dita chávena para que esta fique praticamente invisível ao olhar mais distraído.
5. Após a chávena ficar vazia esta é colocada sobre a mesa e brutalmente esmagada com um murro firme e sem qualquer tipo de ruído vocal.
T.T. – Realmente é um momento de pura magia, o Estilo marca a diferença. Sente feedback por parte das pessoas?
L.C. – Não. Normalmente não há concertos onde vamos, mas quando há é sempre com música ao vivo. É mais fados e coisas assim.

5 comentários:

Morfeu disse...

Não me levem a mal, o vosso blog é extraordinário, a vossa imaginação sem limites e a vossa “insanidade” saudável. A expressão “Loucos” significa uma visão diferente da realidade normal, alternativa ao que é comum. Para mim vocês são os maiores…
Obrigado por visitarem as ruas…Um abraço.

Morfeu disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Talk Talk disse...

Orfeu bem-vindo ao blogue. Deixa-me já dizer-te que para mim és um maior.
A nossa visão é de facto diferente. Como deves saber todos os membros dos i-glamour usam oculos, e atendendo a que nos concertos temos que estar bem para as miudas a nossa visão torna-se turva e como tu dizes alternativa. Um grande obrigadão para ti. Aparece sempre pá.

Anónimo disse...

Não sei o que dzr-lhe....é pura poesia.

Anónimo disse...

Obrigado amigos. O ritual cafeinico é assombroso de tão espectacular que é. Fiz isso com mais 18 amigos num restaurante. Para a proxima lembrei-me para avisar os empregados para porem loiça mais fraquita e mais barata...