terça-feira, março 07, 2006

A origem dos nomes de terras cá da zona

Moita – Era uma vez um moinho puxado por uma vaca. A vaca chamava-se Tá. O dono da Vaca, e do moinho, passava o dia a dizer: “Moí Tá, Moí Tá.

Baixa da Banheira – No tempo em que os mouros dominavam a região (segundo o Pinto da Costa ainda dominam), havia um tipo mouro que tinha trazido um cavalo árabe de nome Dabanheira. O tipo era bastante pequeno e sempre que queria montar o cavalo exclamava: baixa Dabanheira, baixa!!

Alhos Vedros – No local onde hoje existe a vila de Alhos Vedros existia uma pequena aldeola de nome desconhecido. Não há aldeola sem uma mercearia. O merceeiro chamava-se Vedros e era surdo que nem um pneu!!! Sempre que o pessoal lá ia às compras e pedia alhos ele dizia: “O quê? Não percebi. Disse alhos ou bugalhos?”. Ao que lhe respondiam: “Alhos, Vedros! Eu disse alhos!

Coina – A terra inicialmente chamava-se Vaigina. O nome foi-se vulgarizando e hoje é conhecida por Coina.

Lavradio – Um tipo trabalhava na agricultura, lavrando a terra com o seu burro de nome Dio. O homem não se cansava de exclamar: “Lavra Dio, lavra Dio”.

Arroteias – Local onde na idade média se realizavam concursos de arrotos. O nome ficou para relembrar esses tempos áureos.


Tudo isto é ficção, com a excepção duma das terras, onde segundo a lenda a coisa se passou mesmo assim. Conseguem adivinhar qual é?

14 comentários:

Francis disse...

Aposto que é na Co(i)na !!! :-)))

Miguel Baganha disse...

Talk:
Devido ao contrato recente,que acabaste de assinar pelos "Guardiães da Cidadela",julgava que o teu blog iria ganhar teias de aranha...mas pelos vistos,(e ainda bem)não és do tipo de deixar os teus créditos por mãos alheias...

Gostei,Talk!Hilariante e criativo como sempre!

Tou com o Francis,também acho que a versão verídica é a "Coina".

Um abraço!

Humor Negro disse...

Já agora Barreiro, vem dos pescadores que pescavam na barra do Tejo, chamados de Barreiros.

Talk Talk disse...

Humor:
Acho que tens razão, a origem do nome Barreiro é mesmo essa. Não me consegui lembrar de nada para a palavra Barreiro... por isso a exclui destas teóricas origens.

Francis e Copa:
Coina é famoso pelo seu Pinhal e pela intensa labora que dele brota. Mas não é esta a lenda verdadeira!!

Bino disse...

Já agora podias ter-te lembrado da verderena, do alto seixalinho, do vale da amoreira, de xangai, de palhais, do bairro dos cornos, da quinta grande, de alburrica, da quinta da lomba ou até mesmo dos casquilhos.
Das que contaste há uma que já tinha escutado é a da vila onde foram os U2.

Talk Talk disse...

Pois é Binoc. Já deu para perceber que tu conheces bem estes locais, afinal somos mesmo vizinhos!!!
A que tu já escutaste é a que, embora seja lenda e por certo , aqui considero "verdadeira".
Mas olha que os rapazes (U2) visitaram 3 vilas aqui referidas, Lavradio, Baixa da Banheira e Moita.

Talk Talk disse...

Perdão, visitaram 4, os U2 também estiveram em Alhos Vedros!!

Mac Adame disse...

Tal como o Micróbio, aposto em Arroteias. Parece-me a explicação mais verosímil, embora as outras estejam muito bem engendradas.

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
Todas as justificações que tu arranjas-te para os nomes das terras são hilariantes, mesmo a supostamente verdadeira.
Eu aposto em Arroteias.
Abraço.

Talk Talk disse...

Ok, eu vou revelar aquela que se conta por aqui há anos, não sendo confirmada uma vez que existe outra explicação mais lógica. É a do Lavradio.
A explicação mais lógica e aceitavel é a de que aquela zona seriam terras de cultivo, daí ter surgido o nome Lavradio.
No entanto conta-se cá na zona a teoria do agricultor e do seu burro Dio, sendo uma espécie de lenda!
Um abraço a todos

Titá disse...

ahahhaah Só aqui conseguiria rir assim.
Onde vais buscar tanta imaginação e criatividade, é um fenónemo.

Anónimo disse...

Os U2 tb estiveram no pinhal novo talk, ou já te esqueceste. Perguntem ao Edge se não gostou do chá de malvas em minha casa.

Talk Talk disse...

Ó Rebel desculpa lá o esquecimento. Acho que o Edge gostou tanto do chá que comprou uma moradiazita na vila rosa só pra ir ai à tua casa beber o chazito!!!

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it accutane westin running boards latin medical terms asian anal zocor weight gain Texas mega millions results 32905 Review of supplements Why maternity clothes vicodin Honda generator 5000 Interior design photos Web cam of sexy generic protonix Toshiba satellite laptop adapter l15 computers dell cpx battery internet advertising Home security systems dealer