sexta-feira, novembro 18, 2005

O Código 14 – Capítulo IV

- Ora diz-me lá o que já entendeste desses rabiscos. – Pediu Pedrito Bodega, após olhar durante largos minutos para a folha, sem nada entender.
- Então é assim: A primeira parte, a das gaivotas, como o senhor já calcula, não sei o que significa. A segunda parte é claramente uma alusão aos Glamourosos Cavaleiros da Tasca: "GTV Allez Allez, GTV Allez Allez!!".
Estas últimas palavras foram proferidas numa espécie de cântico. Piaçá levantou-se do chão, iniciando uns pulos ridículos, que tornavam o seu cabelo ainda mais caricato. Com os braços complementava a coreografia, em movimentos dos antebraços para a frente e para trás, ao estilo polícia sinaleiro.
- Ok, ok, pára lá com isso. – Interrompeu Pedrito – E como fizeste essa ligação? Só por causa das iniciais?
- Não está a ver a lógica?! As iniciais e uma palavra francesa repetida em seguida?!! - Perguntou Piaçá com ar de entendido na matéria. – As iniciais levam-nos para essa sociedade secreta que como se sabe é erudita. Todos os eruditos são intelectuais, os intelectuais falam francês…
- Ehhhhhh não me digas, tens toda a razão!!! – Desabafou Pedrito ao mesmo tempo que batia com a palma da mão na testa, ao jeito do anúncio da Santa Casa.
- Digo sim. E há mais: O jogo do galo resolvido mostra uma clara alusão esotérica antiga. Onde a resolução dum enigma aparece como símbolo de sabedoria e de intervenção critica perante a Sociedade. Para além de indicar que eram dois os consultores da obra e que um deles jogava mal como o caraças! A frase que aparece em seguida é que me tem dado cabo do canastro. “Na tasca do Azedo tens um cu que mete medo”. Tenho vindo aqui há semanas e ainda não tive medo de nenhum traseiro… enfim. A última coisa, os números, pois… também não faço a mínima ideia. Parece-me um código.
Nisto Pedrito levanta-se e cerra o punho num gesto de vitória exclamando “é isso catano”.
- É isso o quê?
- Então mas tu és jovem e não conheces essa frase? – Perguntou Pedrito.
- A do traseiro que amedronta? Eu não!
- É parte duma letra duma banda de música famosíssima por estas zonas…
- A Banda Filarmónica do Gaio-Rosário?
- Não rapaz!! Os I-Glamour. E repara no nome… Glamour. Isto não te recorda nada?
- Pladur? O meu papá trabalha nisso, ele…
- Não meu atadinho. – Interrompeu Pedrito já irritado. – Faz lembrar Glamourosos. Glamourosos Cavaleiros da Tasca. Aposto que se falarmos com a rapaziada da banda vamos chegar a mais conclusões.
Nisto partiram dali. Nuno Piaçá tinha vindo de autocarro, pelo que Pedrito Bodega lhe deu boleia na sua “pasteleira”. A velha bicicleta quase não aguentava com o peso dos dois investigadores. O que valia era a pouca duração da viagem. A casa de Mr. Stylish, reconhecidamente o mais misterioso dos I-Glamour, era já ali ao virar da esquina.

7 comentários:

Miguel Baganha disse...

Bom-fim-semana pra ti tambem,Talk...e boa sorte pro nosso Sporting!

(Se a tua imaginação continuar assim fértil,um destes dias escreves uma saga onde a equipa do sporting terá super-poderes, e assim possa tornar-se imbatível...)

1Abraço!

Talk Talk disse...

Eh eh eh eh... só mesmo com uma fértil imaginação podemos imaginar isso do nosso clube (com esta equipa claro).
Um abraço.

Anónimo disse...

Moço..... Épa é mesmo só para dizer que és um animal....


Um Abraço
SS

Titá disse...

Apesar da piadinha ao sporting, passei para desejar bom fim de semana.
Talk, quando escreves um livro? Devias pensar nisso, cada vez estás mais genial.

Morfeu disse...

Para além de todo o texto estar genial (como todos os outros) deixaste um final enigmático digno de um filme...a espera pela sua continuação e em especial pela descrição da Casa de Mr.Stylish…
Um abraço

Nina disse...

Passei para deixar um beijinho e desejar-te um Bom Domingo :)

Leonardo d´Ávintes disse...

Genial.

Realmente.. um livro com uma compilação dos teus "trabalhos" devia render :)





Saudosos cumprimentos.

Leonardo d´Ávintes