quinta-feira, novembro 10, 2005

O Código 14 – Capítulo I

Pedrito Bodega é um dos grandes intelectuais de toda a costa sul do Mar da Palha. Reformado da antiga Setnave, passava agora o seu tempo a deambular por entre estudos diversos, absorvendo cultura como as esponjas absorvem a humidade. Dedicava-se à escrita biográfica, à literatura erótica, ao pensamento erudito de filósofos esquecidos em prateleiras poeirentas de bibliotecas, ao desbravar de revistas e jornais em busca de mensagens ocultas, enfim… demandava o Graal e a verdade sobre os Glamourosos Cavaleiros da Tasca, também conhecidos por Tasqueiros.
Decorria a manhã duma bela terça-feira primaveril. Andorinhas inquietas construíam os seus ninhos nos beirais dos prédios. Pedrito bebia a sua xícara de chá preto indiano acompanhada duma carcaça com torresmos e banana, no Snack-bar do Quim Bagaços. Ao folhear o “Noticias da Vinha das Pedras”, procurando a solução para o Su Doku da página 3 (aparentemente de solução impossível), Pedrito Bodega deparou com um estranho enigma. Nunca tinha visto nada assim. O que inicialmente parecia um anúncio, revelou tratar-se duma estranha mensagem codificada, que por incrível que pudesse parecer, lhe era aparentemente dirigida.

PROCURA-SE
Sr. Bodega leia isto e decifre por favor, está relacionado com a Descoberta:

AS GAIVOTAS QUANDO ANDAM ATRÁS DOS PESCADORES É PORQUE PENSAM QUE VÃO COMER TAINHAS. MAS POR VEZES OS PESCADORES ANDAM À CAÇA DO BERBIGÃO.
(Infelizmente não lhe posso revelar quem sou por razões de segurança pessoal e sua também. Mas caso não me consiga identificar pela charada, queira dirigir-se à tasca do Azedo situada no Bairro das Palmeiras porque costumo lá estar. Sou aquele jovem de óculos de massa pretos com cabelo volumoso e despenteado que todos tratam por Nuno Piaçá, embora o meu verdadeiro sobrenome seja Jerico.)


Pedrito ficou atónico. “Mas que raio será isto?! Santa Intelectualidade me acuda!”, pensou para si enquanto acariciava a farta barba acinzentada. Aquela charada era completamente diferente de todas as outras com que se tinha deparado até então. Era confusa, um pouco absurda até, o que a tornava um aliciante desafio. Juntar Tainhas, Berbigão e Pescadores na mesma frase era sem dúvida um acto de uma profundidade esotérica gritante. A mensagem estava sem dúvida repleta de mistério.
Após horas de análise, de consulta de documentos antigos, de importantes telefonemas a amigos académicos, Pedrito tomou uma decisão: Ir até à Tasca do Azedo e conversar com o tal Nuno Jerico.

10 comentários:

Titá disse...

eu ja nem sei q te diga. Um génio!

Francis disse...

Diz-se SUDOKU ou SODUKU? :-)
Um abraço.

Anónimo disse...

Espero que o Jericó se tenha saído bem na explicação...

(...) E que a tua leitura, seja uma dádiva para a tua inspiração literária, julgo estares a ler Nietzsche, cansa; mas nas entrelinhas saboreia-se a sua influência!

Um abraço amigo!

Suga_Mentes disse...

olha Talk , tu e as pessoas que escrevem os textos devem seriamente pensar em faze-los chegar a mais gente , è uma pena que estes textos consigam apenas chegar a meiaduzia de pessoas ,
minha opinião , tem uma qualidade excelente , e não é justo para os outros que nao tenham acesso a eles ...

Suga_Mentes disse...

oi talk , nunca chegamos a falar realmente sobre o Boris Vian , Setembro em pequim , é a unica obra que li , é completamente surrealista , e maravilhosa . Já agora gostava de saber algo sobre o livro que andas a ler

Suga_Mentes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Talk Talk disse...

Suga:
eu andava a ler "Morte aos Feios" do Boris Vian mas já terminei. Sinceramente não foi dos livros que mais gostei de ler, no entanto quero ler a obra de que falas, o Setembro em Pequim.

Friedrich:
Não ando a ler Nietzche, o que se passou foi que o ultimo livro que li (um romance histórico) tinha referencias a filosofos entre eles o Nietzche, que me suscitou curiosidade e me pôs a investigar

Um abraço

Morfeu disse...

Meu Amigo...o que posso dizer do Codigo 14, apenas que tudo no Mundo dá 14, a prova existe, como só tu e o menino do Mundo conseguem provar. O que tu te lembras é sem duvida maravilhoso.
Um abraço

Anónimo disse...

~~~~~Bem, só depois de ler o comentario de Orfeu é que me veio à cabeça a propriedade miraculosa do numero 14..... lol lol


Um abraço

Talk Talk disse...

Suga-mentes:
Agradeço-te os elogios que sinceramente não sei se sou merecedor.
Essa questão que colocas é pertinente mas repara: o facto de apenas meia duzia de pessoas verem o que escrevo não depende de mim. Talvez seja um tipo de escrita que não interessa às pessoas, talvez eu não tenha jeito/feitio para fazer publicidade. Por outro lado publicar alguma coisa em Portugal não é facil, a não ser que sejas alguém famoso tipo um futebolista, um politico indiciado num processo, uma figura do jet 7, etc, etc. E eu sou apenas um curioso que se diverte a escrever coisas que lhe vêm à cabeça.
Um abraço.