sexta-feira, abril 01, 2005

O brilhante "time" de 85

“Facadas” Canhoto e Zé Caxias são amigos de longa data. Mas também é verdade que existe uma rivalidade entre eles que os faz por vezes terem determinadas atitudes… enfim… a verdade é que “Facadas” persuadiu-nos a publicar alguns dos seus desabafos literários, tal como fazemos com Zé Caxias.
Posto isto deixo-vos com uma pérola da cultura desta região à beira Tejo plantada, contada pela mente brilhante de “Facadas” Canhoto:

“ Foi uma época completamente “alucinática”. O Fonte Pratense quase subia de divisão, não fossem aqueles últimos 17 jogos em que de facto as coisas correram realmente mal. O Mister bem nos avisou que com a lesão do Zé Manel (guarda-redes) as coisas se iriam complicar. Colocou-se então o Caxias na baliza. Completamente “desastrático”. Ainda se tentou um espantalho que o Mister trouxe lá das zonas do Gaio mas o boneco acabou por se desfazer ao fim de dois treinos. Tivemos que “mamar” com o Barão da Ilha do Rato. Que o gajo tinha dois pezinhos que faziam lembrar dois tijolos colados um ao outro com argamassa traço 3:1 já nós sabíamos, agora que tinha também duas mãozinhas que transformavam um esférico numa enguia ungida em óleo de fígado de bacalhau foi uma novidade surpreendente. O jogo nos Brejos da Moita contra o Caramelos F.C. foi um descalabro tal que o Caxias foi substituído ao minuto 37 da 1ª parte pelo cabo da vassoura da Dona Almerinda. A coisa melhorou, sofremos apenas mais 9 golos. O resultado final cifrou-se em 23-1. A malta ficou um pouco desiludida. Esperava-se mais. Eu até fiquei mais ou menos satisfeito, 1º porque fui eu a marcar o golo de honra, passavam 20 minutos do fim da contenda, o pessoal já estava todo nos balneários (há quem diga que não contou), 2º porque penso que se convenceram que o Caxias não é feito da massa dos grandes campeões, como eu por exemplo, ficando o cromo da bola no banco permanentemente desde esse dia. Como não haviam mais jogadores disponíveis passámos a jogar com 10 até ao fim do campeonato.”

Sem comentários: