quarta-feira, abril 06, 2005

Crónicas de Zé Caxias - A Facada do "Facadas"

Estou desiludido. Digo mais, estou mesmo muito decepcionado. O meu bom amigo “Facadas” Canhoto deixou-se levar pela fama, publicitada pelos mui nobres membros dos i-glamour, recorrendo à intriga, à mentira, às declarações baratas e falsas. Vamos repor a verdade. Vamos dizer com frontalidade o que de facto se passou nesse saudoso ano de 1985, época quase épica para o nosso adorado Fonte Pratense. De facto com a lesão do Zé Manel, fui eu o bravo escolhido para ocupar de forma honrosa o seu lugar, qual guardião das redes pratenses. Eu nunca fui guarda-redes meus amigos. Que culpa tenho da lesão do Zé Manel e da posterior lesão do espantalho? E aquela história do pau de vassoura é de bradar aos céus! Ah ah ah, como se isso fosse possível! O que foi colocado foi o mastro da nossa bandeira em sinal de protesto com tão tristemente escamoteada arbitragem. E eu saí tocado. Toda a gente viu o mosquito que se me entrou no olho esquerdo.
Desilude-me este meu amigo de anos. Parece que foi ontem que o encontrei no baile do “Rássingue”. Perdido, procurando trabalho. Até então tinha sido vendedor de couratos nos jogos da bola, ajudante de taberna e amolador de malhas do jogo do chinquilho. Queria mais, almejava ser poeta, letrista de fado. E fui eu meus amigos, fui eu que o apresentei a gente do fado como Dona Josefa, Dona Maria a Comporta de Alhos Vedros, Pontadas Caxias (meu primo) ou até ao Tio Bento. Com esta gente de renome, fadistas populares, “Facadas” tornou-se alguém. Tinha pensado nele para ministro da cultura da Ilha do Rato. Pois bem, com tamanha desilusão mudei de opinião. Será talvez o Tio Bento.
Tio Bento é um homem do fado, um boémio, um marialva dos tempos antigos, um comedor compulsivo de alcagoitas. Conhecedor profundo da tradicional vida nocturna da região (não há taberna, adega ou pipa de vinho esquecida que Tio Bento não conheça). Foi também campeão da zona sul da Baixa da Banheira em Despejo de Copo Três em 5 ocasiões, ficando por duas vezes em 2º atrás da Tia Albertina. Dará concerteza um bom ministro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Zé Caxias meu trambolho
Que tás para aí a dizer?
Jogas pior que um repolho
Não há nada a fazer

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » » »