terça-feira, agosto 09, 2005

Patanisca Tour


O conceito é simples: Um tractor a puxar um atrelado (o patanisca mobile), música ambulante ao longo das ruas e avenidas da região, pessoas que se aproximam formando um comboio ao melhor estilo duma festa de casamento (com o “Apita o Comboio” tocado numa versão mais virada para o charming punk rock), baldes de água lançados das janelas para refrescar os membros da banda, coiratos no pão e línguas da sogra oferecidos pelos próprios músicos aos fãs que se encontram em êxtase. É isto a Patanisca Tour. Em cada concerto/viagem uma denominação, um percurso turístico, seguido pelos populares em fila indiana a pé, de burro ou de trotinete.
Neste último fim-de-semana foi a vez do “Circuito Xangai”, percorrendo-se as ruas da Baixa da Banheira, desde o Coco do Padre até ao Bairro dos Calvos no Vale da Amoreira. A meio do percurso uma senhora mais entusiasmada lançou ao palco móvel um garrafão de vinho, ficando Rebel Seducer com um alto na cabeça do tamanho da Serra da Arrábida. Não fosse a intervenção rápida de Zé Caxias, com a sua dança Kuduro em pleno palco e de Licínio Chispes, com a confiscação e ocultação do garrafão e os ânimos tinham-se exaltado a sério.
O jogo de luzes mostra-se fulcral para o sucesso desta digressão. O Arraial montado no patanisca mobile é um misto de árvore de Natal e de videoclips de Disco Sound dos anos 70. Para fornecimento de tanta energia contamos com o pilha humana/manager da banda Sexy Sparks, pólo positivo na boca, pólo negativo no…dedo grande do pé direito.
O concerto acabou por demorar mais do que o desejado, tendo um prolongamento de cerca de 45 minutos. O atraso deveu-se à empatia criada entre banda e fãs (que no entanto sofreu alguns reveses quando terminaram os coiratos e as línguas da sogra) mas também devido a Ti’Bezana, que fez parar a “Comitiva” atravessando-se na estrada, na sua conhecida imitação do Michael Jackson, versão “câmara lenta”.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora ainda bem que a vossa Patanisca Tour vos levou até ao meu Conversa a dois! Quando fizer um ano de blog (que ainda é muito pequenino!)já sei a quem recorrer para animar a festa. Gosto do teu? vosso? sentido de humor. Depois de um mês de férias cá estarei de novo. Espero que as vossas múltiplas fãs não vos afastem demais. Bye.

Talk Talk disse...

Não afastarão. Volta sempre. Um beijinho

oliude disse...

Oi, talk talk.
Já aqui estive a ler umas coisas engraçadas. Gostei.
Abraço.

Anónimo disse...

Best regards from NY! » » »