quinta-feira, setembro 07, 2006

O Talk e o Mar – Parte I

A neblina matinal pairava sobre o rio. O cheiro a maresia misturava-se com o amoníaco fabril, com os dejectos caninos largados na praia, com os cheiros provenientes das pocilgas da região trazidos pela brisa, criando uma agradável amálgama de aromas.
A subida calma da maré, que tem o condão de esconder os esgotos e de cobrir os lodos tornando o rio navegável, atrai qualquer homem do mar para o seu destino. Foi essa atracção fatal que me levou até à praia para embarcar rumo ao Poço das Tainhas, em busca do “peixe perfeito”.
Encher aquele bote de borracha, ganho numa promoção na compra de bolachas baunilha no dia anterior no Feira-Nova, foi tarefa árdua. A bomba, comprada na loja dos chineses, revelou-se uma enorme desilusão. Por cada bombada desferida, um sopro de esvaziamento brotava do espaço que ficava entre a largura do pipo e a abertura de insuflação do bote. A fama chinesa para pipos pequenos, uma vez mais se comprovara. Restou-me o fôlego pulmonar. Já roxo, vislumbrei o imponente bote cheio, prontinho a deslizar sobre as águas. O metro e meio de comprido por noventa centímetros de largo reluzia no areal repleto de pulgas e cascas de canivetes. Era tempo de dar uso às pás do forno do Firmino e iniciar a viagem.
O Poço era já ali, entre a Ponta do berbigão e a carcaça virada do batelão das enguias. A ânsia de apanhar a pescaria duma vida precipitava-me os movimentos. Talvez por isso o bote se mostrava cada vez mais mirrado, vergado à força bruta do remador. Ou então era apenas do furo no casco… cada vez mais sonoro e largo.
Continua

5 comentários:

Miguel Baganha disse...

Eheheheh... valeu a pena esperar, Talk-Talk. Já nem me lembrava bem da insanidade saudável que os teus contos produzem, eheheh.

Vou aguardar pela continuação com a mesma ânsia do pescador...

( Deduzo que os "canivetes" que referes, sejam as "navalhas" daqui do norte... um tipo de isco, será que estou certo? )

Um grande abraço, Master Talk e... boas pescarias!

Curte fixe ;-)

Talk Talk disse...

É isso mesmo copa, serve de isco e também de petisco.

Um abraço

Titá disse...

Ena que saudades que já tinha de ler estes delirios fantasticos e imperdiveis.
Bem vindo Talk.
Estou mesmo feliz por te ver de novo.
Beijos

Barão da Tróia II disse...

Tá supimpa. Boa semana

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
Aguardo pelo próximo episódio dessa pescaria. Parece-me que irá ser uma grande odisseia.
Abraço.