terça-feira, maio 30, 2006

Porque a bola é redonda – A alimentação

Esta crónica é para ti. Sim jovem, para ti que apesar de seres um imberbe balofo, que passa a vida a jogar computador e a comer pizzas e hambúrgueres, tens o sonho de vir a ser um dia um jogador de futebol. É importante saberes que não basta teres toque de bola, seres sobrinho do Presidente do Clube, ou teres um penteado à líder dum gang da Cova da Moura. Também é necessário muito trabalho, muita dedicação e em especial teres cuidado com aquilo que comes.
A alimentação dum futebolista é a etapa mais importante para subires os degraus do sucesso. Comer bem é o que fará a diferença entre chegares ao último andar do edifício da glória ou tropeçares e vires ao rebolão por ai abaixo, até partires a espinha algures entre o rés-do-chão e a cave.
De manhã aconselho uma boa gemada. Quatro a cinco ovos crus, bem batidos e com três ou quatro pacotinhos de açúcar para adocicar o sabor. É uma entrada no dia à campeão!!!
A meio da manhã, nada como uma carcaça de pão com torresmos, porque proporciona aconchego ao estômago e principalmente porque fornece aos músculos e tendões a mobilidade necessária à prática do exercício físico. O almoço convém ser bem composto. Se já tiveres mais de 11 anos podes beber um copo de vinho tinto que não faz mal nenhum a ninguém. Se treinares a seguir ao almoço convém beberes um bagacinho para fazeres melhor a digestão. Não vamos querer que vomites no pelado, certo?
Ao lanche está mais que na hora de ingerires os hidratos de carbono necessários a compensares as perdas de água no treino. A cevada da cerveja é boa para isso. O tremoço e o caracol também.
Por fim e para rematar, um jantar rico em vitamina. É nas vitaminas que vais buscar as forças para correres atrás dos adversários, fazer rasteiras, dar encontrões, cuspires a longa distância. Há uns comprimidos bons para isso nas farmácias. Agora também se vendem nos hiper-mercados.
Aqui tens umas dicas, aproveita-as e já sabes… trabalho e mais trabalho e quiçá um dia venhas a ser um grande jogador, cujo nome ecoará pelos pelados da região.
Escrito por “Facadas” Canhoto, Treinador de Futebol

5 comentários:

Anónimo disse...

olha que bela dieta alimentar,é para jogar na equipa dos "casados".

Miguel Baganha disse...

Está-se mesmo a ver que os sub-21 desconheciam por completo a tua dieta, Talk-Talk...

Torresmos e bagaço,
São delícias matinais
sinto-me um home d'aço
Olhem prós meus abdominais.

Oiçam meus caros amigos
O hino de Trinidad e Tobago
Sem Pauletas ou Figos
Mas com um ritmo do carago.

Estava o dia entediante,
mas foi divinalmente quebrado
Poeta, narrador, comediante
O Talk voltou e está endiabrado.

Welcome back, Master Talk ;-)

FORÇA PORTUGAL!!!

Um abraço

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
Estou a ver que o "Facadas" Canhoto andou a espiar o estágio da nossa selecção de sub-21

eh eh eh

Abraço.

Titá disse...

Vou experimentar essa dieta. Pode ser q engorde ns quilitos

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»