segunda-feira, abril 10, 2006

Porque a bola é redonda – Os treinos

Grandes gurus do exercício físico têm dissertado opiniões sobre como, quando e onde devem ser ministradas determinadas metodologias de treino. Beto Moreira, treinador do Real Banheirense na década de 80, responsável pela manutenção da equipa na 3ª Divisão Distrital durante 5 anos, escreveu num artigo publicado nos muros da antiga Corticeira que dizia o seguinte: “Vamos correr com a escumalha!!! Vamos dar a volta a isto”. Ora aqui está um método que aplico há vários anos. Escumalha, vulgarmente conhecida por escória, é fácil de arranjar por aí. Depois é só colocar a rapaziada a correr no perímetro do edifício em ruínas, com sacas de 20 quilos daquele desperdício às costas. Embora com alguns efeitos contra-producentes como a dor na espinha e as alergias, é um exercício óptimo para oxigenar os pulmões, ganhar cabedal e calejar os ombros.
Outro grande mestre foi o Mister Sousa. Chegou a ser meu treinador nas camadas jovens do Fonte Pratense. Anos mais tarde tornou-se olheiro ao serviço de grandes clubes da 3ª Divisão, chegando mesmo a ser apelidado por Velha Raposa. Não porque fosse manhoso, mas sim porque era já um tipo septuagenário e tinha umas orelhas desmedidas. Dele retiro esse grande método de treino físico, denominado “O Trolha”. Mister Sousa tinha uma pequena empresa de construção civil e punha a malta a trabalhar para ele. Era um bom negócio para ambos. Ele não pagava ordenados e nós treinávamos e aprendíamos uma profissão em simultâneo. Eu não tenho qualquer empresa de construção civil. É por isso que hoje em dia não posso aplicar esse método aos meus atletas. Talvez para o ano, quando pensar em construir uma casita no terreno que tenho lá para os lados da Lagoinha.

Escrito por “Facadas” Canhoto, Treinador de Futebol

14 comentários:

Francis disse...

Agora que mencionas. É disso que muitos jogadores precisam. Carregar baldes de massa, fá-los mais fortes e não falham golos diante dos guarda-redes do Barcelona!

pisconight disse...

HAHAHA
Eu arranjo trabalho para jogadores de futebol que queiram puxar ao "cabedal" em obras...
;)

BlueShell disse...

?tá tudo mal....desde jogadores que não jogam, treinadores que não treinam...dirigentes que não dirigem, árbitros que não arbitram...público que só existe se o seu club de eleição ganha alguma coisa, esféricos que são quadrados, relva que é azul, ...
Eu cá...punha-os todos a guardar ovelhas e a ordenhá-las ao fim de um dia inteiro de trabalho!!!
Remédio santo...para todos!!!

Com um beijo AZUL-GAIVOTA-FELIZ
BlueShell``º``º``º``º``º``º``º``º``º``º``º``º``º

BlueShell disse...

Mais que tudo...o desejo de uma Páscoa feliz
BlueShell**[B]**[E]**[I]**[J]**[O]**[S]**

Miguel Baganha disse...

Grande Mister Sousa...Apoio a 100% a introducção dos seus métodos na superliga.
Talvez assim,o nosso Futebol deixasse de ser tão intelectualizado...

P.S.-Facadas:
-Soube que alguns jogadores do Benfica estão a tentar a sua sorte na área da construção...de melhores resultados...eheheh

Boa sorte pra casita!!!

Um abraço,Talk ;-)

Titá disse...

Falamos de futebol ou de patos bravos???'
Ah...Ok ...é da familia né?

Bjs

Anónimo disse...

mister hoje não posso treinar ok!?

Bino disse...

Sim, senhor. Terreno na Lagoinha. Bom pão na Lagoinha.
Boa páscoa.

Talk Talk disse...

Bom pão e bons caracois!!!

Miguel Baganha disse...

Passei para te desejar uma Santa Páscoa,Talk...


Curte fixe ;-)

Mac Adame disse...

Facadas Canhoto, tens uma sabedoria imensa! Bebes ensinamentos das melhores fontes, como por exemplo do grande Beto Moreira. Nunca pensei que fosse possível manter uma equipa na 3ª divisão distrital durante 5 anos consecutivos. Era um grande treinador, certamente. O meu pai é que deve ser da escola do Mister Sousa, que ele é sportinguista e cada vez que o Sporting perde, diz: "Eu punha era os jogadores do Sporting a trabalhar todos nas obras".

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
As metodologias de treino do Beto Moreira, são as mesmas que o José Mourinho começou por utilizar no seu inicio de carreira, e vê onde ele chegou... se não me engano até começou também no Real Banheirense.
Por isso, não se pode perder de vista o Beto Moreira, olha que o rapaz tem futuro...
Páscoa feliz.
Abraço.

Belzebu disse...

Grande Beto Moreira! È assim que se faz dos jogadores homenzinhos!

E já agora convinha também ensiná-los a comer de faca e garfo!

Saudações eheheheeh!

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read valium on line Read+about+celexa Evista dt Movie theater home decor watches