terça-feira, abril 18, 2006

O Fim da Pirataria nos Mares da Palha

O “Lenita do Coina” fez a sua última incursão nas revoltas águas do Tejo. Albino Calhau, eterno comandante da mais famosa embarcação do Canal do Coina, decidiu aposentar-se em definitivo destas lides, deixando um vazio irrecuperável nas artes da marinharia pirata.
O “Lenita”, outrora terror de cacilheiros e canoas desportivas, fará agora parte do espólio museológico da associação desportiva dos Caçadores de Gambozinos da Mata da Machada, da qual Albino é sócio fundador. Será colocado em doca seca, podendo ser visitado às quintas terças-feiras do mês, com excepção de Julho, Agosto e Dezembro, e de acordo com uma marcação no mínimo com 35 dias úteis de antecedência.
De todas as histórias que se poderiam contar sobre este navio e os seus tripulantes existe uma que merece aqui uma menção especial. Estávamos no ano de 1999. Encalhado pela baixa da maré há mais de 4 horas, uma grande discussão entre os membros da tripulação incendiava as hostes. Albino acusava o seu Imediato, Bafo de Cabresto, de estar por detrás daquele engano que lhes provocara aquela embaraçosa situação. Bafo de Cabresto e mais alguns tripulantes decidiram amotinar-se e lançaram o comandante borda fora. A maré entretanto mais subida permitiu a navegação e também possibilitou o regresso de Albino a terra, nadando no seu famoso estilo à cão. Chegado a casa, Albino contou o sucedido à mulher, Dona Maria a “Comporta” de Alhos Vedros. Esta irada com o que tinham feito ao seu marido, tomou a decisão de ir recuperar a barcaça. Pedindo emprestado um bote de borracha e recorrendo a duas colheres de pau a fazer de remos, navegou sozinha até ao navio pirata amotinado. Já no interior da barcaça desafiou Bafo de Cabresto para um duelo. Após a ingestão de 5 bagaços, os oponentes defrontar-se-iam num braço de ferro. Não chegou a haver confronto, ao terceiro bagaço Cabresto já encharcado em cerveja, caiu como um tordo no chão do convés. Vitoriosa, Dona Maria obrigou a tripulação a jurar fidelidade a Albino Calhau. Cabresto e seus apoiantes foram escorraçados, estando hoje em dia ao que consta, desempregados e a viver do rendimento mínimo. Dona Maria ficou conhecida (e ainda hoje assim é tratada) por “Comandanta Comporta”, a Padeira do Mar da Palha.

14 comentários:

Francis disse...

Essa incompetência maritima faz-me lembrar a façanha do maior navegador da História segundo os especialistas anglo-saxónicos: Cristovão Colombo.
Partiu à procura da India e foi dar ao lado oposto: às americas, chamando índios aos seus naturais. Afundou a sua Nau, Santa Maria, por incompetência ao navegar demasiado perto o fundo do mar numa zona rochosa e por fim, enganou-se nos cálculos e nem soube onde a afundou.
No entanto descobriu o país do mundo com maior concentração de idiotas por metro quadrado; logo, é o maior navegador!
Um abraço!

Talk Talk disse...

E há quem diga que é português (eu acredito piamente nisso), o que faz dele isso sim um grande esperto que andou a enganar a espanholada, ehehehe
Um abraço.

Mac Adame disse...

Continuamos a ser um povo de marinheiros. Aliás, com a igualdade actual entre homens e mulheres, passámos a ser um povo de marinheiros e marinheiras, o que é ainda melhor. Já em terra é que parece que não temos tanto jeito.

Titá disse...

Ai o mar, marinheiros, Navegação...o tique Português
Bjs

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
Aí está um exemplo vivo que vem comprovar que o velho ditado que diz "que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher" é bem verdadeiro.
Abraço.

Miguel Baganha disse...

Grande Mulher essa D.Maria, Talk...
Ou como se diz cá em cima, "uma mulher de pêlo na venta "...eheheh!

Só pra deixar um abraço,Talk ;-)

Belzebu disse...

Eu julgo que sim! Tudo se devia tratar com 5 bagaços! Mas... e se o Bush gostava?

Já sem bagaço é o que se vê, o melhor é estar quieto!

Saudações!

BlueShell disse...

Beijos mil
BShell

Miguel Baganha disse...

Só pra deixar um abraço,Master Talk...

Bom fim de semana!

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
Pelo que vejo continuamos na pirataria, nada de novo portanto.
Bom fds.
Abraço.

Morfeu disse...

Muito bem...para além da "loucura" a tua faceta de historiador fica bem vincada neste texto.
Um abraço

SpiritMan aka BacardiMan disse...

Olha, aparece lá pelo meu consultório que a gente trata disso de alguma maneira, tenho remédio pra tudo! Lol Lol Lol

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

Miguel J. T. V. disse...

Olha, aparece lá pelo meu consultório que a gente trata disso de alguma maneira, tenho remédio pra tudo! Lol Lol Lol

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

Anónimo disse...

tu não existes só mesmo inventado!