quinta-feira, junho 12, 2008

A Estática do Talk Talk

Quem me conhece sabe que eu não danço. Dirão alguns: “É uma questão de estilo, assim estático no meio da pista o tipo faz lembrar uma espécie de Menir gigantesco… é bestial e as miúdas adoram!”. Dirão outros: “O rapaz nasceu com dois pés esquerdos, por isso é que na escola quando íamos jogar à bola e estávamos em número impar ele não jogava e fazia de vendedor de coiratos”.
Isto são mitos que se vão espalhando, não correspondendo necessariamente à verdade.
A razão pela qual eu não danço, tendo mesmo adquirido o cognome de "o Obelisco da Baixa da Banheira", é outra.
Estávamos nos anos 90. A banda do momento eram os Boca Seca. Lideres do movimento “Granja” nascido e criado no “underground” da Vinha das Pedras. Não era propriamente um som que desse para dançar. Rico em batidas fortes, ganidos e guitarras que se partiam, tratava-se mais dum estilo musical a puxar para a introspecção e procura do sentido da vida.
Como qualquer adolescente da região fui influenciado por aquele som brutal. Certo dia consegui falar com o vocalista, o Smites Babarracho. Não foi fácil compreendê-lo pois era um tipo que se exprimia através do emprego de metáforas e mensagens codificadas, para além de na altura estar a ruminar uma sandes de torresmos ao mesmo tempo que falava.
- Ouve rapazote – disse-me ele exibindo de bocarra aberta um “bolo alimentar” que resultara da mescla de pão, torresmos e saliva – A malta não curte este tipo de cenas “méne”. Não vou aqui armar uma espiga por causa disso… mas não gramei ver-te a ti e a outros panhonhas a dançar ao som das nossas músicas. O Granja é como o Fado, não se dança, sente-se.
Ouvir isto da boca do ídolo, ainda para mais uma boca cheia de comida, é chocante para um miúdo de 14 anos. Tão chocante tão chocante que nunca mais fui capaz de mexer os pés ao som duma música. A não ser que fosse o Moonwalking … mas isso é outra história.

7 comentários:

Anónimo disse...

The Man ou El Muro ou Talk Travolta...é algo tremendamente sensual ver a dançar...Foi assim que me apaixonei por ele...Quando era uma bailarina seria que me despia para dar de comer aos meus ricos filhos (todas as danças serias e nada oferecidas fiz por eles)...dançava uma noite no mesmo varão de sempre quando dei por mim a dançar ao longo dos enormes 1.90 metros do Talk...desde daí mudei de varão e apenas quis dançar com El Muro...El Fuego...El caliente...

Marrrrrrrrrluce

Talk Talk disse...

Marrrrrrrrrluce:

Desculpa mas não sei que és! Juro! Não sei mesmo quem és!
Deves estar a fazer alguma confusão!
1.90? Pois... não sou eu!

Ah e não estou nada nervoso enquanto escrevo isto... estou bem calminho até!

Anónimo disse...

Confirmo...1.90 não é o Talk...
Apenas para dizer que a forma de dançar em palco é soberba. Eu próprio aderi à mesma (apenas tenho uma adereço a mais...1 copo)

Miguel

Talk Talk disse...

Não... não o posso permitir! Este blog está a perder a seriedade que sempre teve desde o início... Primeiro uma tal de Marrrrrrrluce que eu nunca vi e que daqui a bocado está a dizer que que a fita com que me mediu errava por 1 cm... depois vem um tal de Miguel (Miguel? Que raio de nome esquisito é esse? aqui só entram nomes normais como Talk, Crazy, Chispes...) a dizer que costuma fazer o mesmo tipo de dança... Anda tudo louco pá!

Talk Talk disse...

Oh Marrrrrrrrrrrrrrrrrluce, filha,
reparei agora numa coisa:
Tu antes não falavas, isto é, escrevias com pronúncia do Brásiu?!

Cadê isso?! Cadê?!

Eli disse...

Arranjaste foi uma bela desculpa para não te cansares nessas noite loucas em que toda a gente dança!!!

hehehe

:P

Está na altura de quebrar o mito e desenferrujar os pés! Põe-te a mexer!

:))

Bino disse...

Pois eu, cheguei a ser presença habitual nas matinés dançantes da Sociedade Democrática União Barreirense (mais conhecida por "Os Franceses") e ainda hoje, às vezes, dou o meu ar de graça na Kleópatra em Alhos Vedros. Deus deu-me este dom, o de mover-me com elegância ao ritmo da música.
(Grandes prosas Talk Talk, andas inspirado). [[[]]]