terça-feira, maio 31, 2005

Crónicas de Zé Caxias - A luta pela autonomia

Estou desgostoso com esta situação. Nunca mais é votada a lei sobre a legítima pretensão de autonomia do Baronato da Ilha do Rato. A recolha de assinaturas prossegue a um ritmo que considero esperançosamente elevado. Passaram apenas dois anos desde o início e já contamos com 19 assinaturas. Tenho um procurador a tratar do assunto. Trata-se de Licínio Chispes. Homem de uma cultura rija como um casco de jerico, com uma agilidade mental comparável a um artista de circo e com uma perseverança superior a uma carraça presa às orelhas de um cão vadio. É verdade que o aspecto do Chispes não é grandioso. A alergia à água (a nível de pele e de estômago) e a tendência quase crónica para andar descalço torna-o um indivíduo de difícil socialização, no entanto parece-me uma boa aposta.
Espero que as autárquicas que se avizinham sejam proveitosas para a causa. Sei que há muitos políticos da nossa praça que me apoiam e que querem uma Ilha do Rato livre e independente do poder centralista de Lisboa. Palmadinhas nas costas não me faltam. Dinheiro gasto em vinho verde, torresmos, caracóis e em meninas para satisfazer apetites de alguns também não.

segunda-feira, maio 30, 2005

A relação i-glamour/U2

Muito se tem falado da relação i-glamour/U2. Chegou a hora de esclarecer as duvidas pairantes nas mentes menos esclarecidas e de derrubar as infâmias lançadas pelos detractores da maior banda de Pop/Punk/Rock do Universo conhecido. Nós, na nossa modesta existência, temos contribuído de forma segura e marcante para a carreira do Vox, do Edge, do Clayton e do Júnior. Fiquem então com os seguintes esclarecimentos:
  1. Sim. Tem sido no restaurante a Muralha da China, situado na Baixa da Banheira, que os encontros luso-irlandeses têm tido lugar.
  2. Não. O restaurante Muralha da China não é um restaurante chinês. Trata-se duma fachada. Nas caves do mesmo existe um clube Niitsumico, onde membros de toda a Europa desta estirpe de guerreiros se encontra para confraternizar, definir estratégias, jogar à bisca e ao dominó.
  3. Os primeiros encontros com os U2 tiveram lugar meses antes do lançamento do álbum Achtung Baby. Esses encontros marcam a viragem da banda e dão o mote para o futuro e extraordinário ZooTV Tour.
  4. O último encontro foi em Abril de 2004. Prevê-se o próximo em 13 de Agosto de 2005.
  5. Em relação ao boato de que membros dos U2 possam ser guerreiros Niitsumy podemos afirmar que tais informações são totalmente falsas. Vox tem um papel importante na orgânica Niitsumica mas não é guerreiro Niitsumy.
  6. Em relação ao boato de que membros dos i-glamour possam ser guerreiros Niitsumy não faremos qualquer tipo de declaração, reservando-nos ao direito constitucional do silêncio

quarta-feira, maio 25, 2005

Dicas de Pedrito Bodega - Rocky Beiços, o Yeti pugilista

Não há como o cheiro dum ginásio de Boxe. O Ginásio do Chelas, situado no coração do cosmopolita Vale da Amoreira é disso um notável exemplo. De lá flúem aromas de nostalgia e saudosismo, repletos de significância. Desse ginásio saíram pugilistas com áurea de campeões que desfilaram na Liga Profissional de Boxe da Margem Sul com resultados assombrosos. O maior de todos foi sem duvida Rocky Beiços. Há quem diga que se tratava dum albino proveniente das selvas do Congo, ou que fosse um ex-mineiro da desmantelada URSS, mas a verdade, a que poucos tiveram acesso, é que Rocky Beiços era um Yeti de raça Anã (pois tinha apenas 2,30 m de altura), que decidiu rapar o pêlo e vir morar para Portugal, mais propriamente para a Baixa da Banheira. Cedo foi descoberto pelo próprio Lino Chelas numa luta de rua, quando Beiços sozinho despachava 17 elementos do gang dos “Carecas” ao murro e ao pontapé, à saída das aulas de pintura, onde este se tinha inscrito.
Na sua curta carreira (cerca de 2 meses) participou em 12 combates, vencendo-os todos, por K.O. no primeiro assalto. Depois disso foi acusado de dopagem, tendo recusado fazer análises (medo horripilante de agulhas), o que o levou à proibição de combater. Nunca mais foi visto nestas paragens. Acredita-se que voltou para onde veio e montou uma escola de Pintura de Azulejo.

terça-feira, maio 24, 2005

"Facadas" Canhoto - Poesia popular

“Facadas” Canhoto pediu e os i-glamour acederam. Transcrevemos poesia deste nosso artista dedicado à cultura taberneira. Deliciem-se:

Tantas tascas e tabernas visitei
Desde miúdo que as frequento
Nelas me fiz homem e hoje sei
Sem elas seria um jumento

Em moço vendia couratos e rojão
Mas já sonhava com desgarradas
A rima é a minha grande paixão
Bem como o fado e as guitarradas

A cultura que se vê na televisão
É duma fraqueza que mete dó
Mas na tasca é forte como betão
Com muito vinho, fados e dominó

Sou taberneiro, sou um “tasquista”
Homem da boémia, um rimador
Tenho a ginga de um fadista
E a intelectualidade dum Doutor

segunda-feira, maio 23, 2005

Guerreiros Niitsumy - A Saga Cinematográfica

A notícia espalha-se como uma praga de gafanhotos. É verdade!!! Está para breve. Os Guerreiros Niitsumy serão alvo duma homenagem cinematográfica. Serão 3 filmes de pura magia, baseados em factos verídicos, ao que tudo indica filmados em território nacional (Palmela, Quimiparque, Vale da Amoreira, Vila Chã). E a cereja em cima do bolo é, meus amigos, o facto da banda sonora estar a nosso cargo, serão os i-glamour os autores das belas melodias que acompanharão esta Odisseia Niitsumica.
Deixo-vos com um pouco daquilo que será esta trilogia epopeica.

Guerreiros Niitsumy I – A Batalha da Escuridão – Contará o passado dos Niitsumy desde o nascimento de Mogodochi até aos nossos dias, focando a famosa Batalha da Escuridão, onde no negrume absoluto Guerreiros Niitsumy e Yetis defrontam os terríveis Minochi. Este episódio de batalha ocupa ¾ do filme com o ecrã completamente negro.

Guerreiros Niitsumy II – O Rapto de Mogodochi – Os Minochi raptam Mogodochi. Os nossos heróis têm que o achar. A ajuda da feiticeira Rhonda será fulcral.

Guerreiros Niitsumy III – A grande surpresa – Pois é meus amigos, será a revolução no cinema. Será um dois em um. Aqui veremos dois filmes em simultâneo que irão confluir para o mesmo final. Aconselham-se dois ecrãs por sala. As cenas finais das duas sagas serão comuns. Afinal Jedi e Niitsumy são uma e a mesma estirpe de guerreiros. Será a fusão de:
A Guerra da Estrelas – Episodio VII »»»»»» «««««« Guerreiros Niitsumy III

quinta-feira, maio 19, 2005

Crónicas de Zé Caxias – A arte do Engate

O engate tem muito que se lhe diga. Bem, ás vezes nem é preciso dizer nada. O charme é tudo. Quem tem charme e o usa em estilo devora tipas como porcos devoram bolotas frescas em manhãs de Primavera. Vários tipos de engate poderia aqui descrever, cada qual com pontos fracos e fortes, cada qual a aplicar em determinadas situações.
O tipo de engate que uso frequentemente no entanto é universal, infalível e pode ser aplicado a qualquer hora do dia. Vou descreve-lo por etapas:

Visualização – Nada como um olhar de lince, daqueles capaz de atravessar paredes, elas enlouquecem, especialmente se for acompanhado duma ligeira mexida no cabelo e um abrir ligeiro de lábios, como que mostrando uma certa indiferença perante a caça.

Aproximação – O andar é tudo. A forma suave do caminhar até chegar à presa é fundamental. Aconselho o balançar de ombros acompanhado de movimentos afirmativos da cabeça.

Abordagem – Momento chave. Aqui se define tudo. Pouca conversa e muita acção mostrando confiança é o segredo. Exemplo? Que tal: “Oi, hoje é o teu dia de sorte, chegou o Senhor do Amor, Rei do Charme e Chefe do Estilo, que rico corpinho tu tens, como é que te chamas Princesa?”

Conversação – Serve apenas para apimentar a coisa, enfim para dar algum adocicado a tudo isto, pois é certo que ela já rasteja aos nossos pés. Pode-se falar do tempo, de politica, dos afazeres domésticos, da cor dos cabelos, no entanto convém focar a virilidade e a intenção de que não haja tabus no momento da verdade.

quarta-feira, maio 18, 2005

O Canto do Peru

Na taberna luso-tibetana “East Mouraria” encravada no bairro Litle Portugal, Niitsumy City em pleno território Niitsumy, o canto do Peru das Neves ecoa doces melodias que fazem sonhar. É ai que Guerreiros Niitsumy, Bandochi e Yetis confraternizam bebendo mel Chu Chi, vinho tinto do Esporão e cerveja Cintra (respectivamente), comendo pataniscas, rissóis e bacalhau do Tibete (aleatoriamente) e claro ouvindo o Peru das Neves.
E que cantigas este Peru oferece aos felizes visitantes da “Saudades da Mouraria”? Pois bem, musicas como Lisboa Antiga, Loving You, Fado do 31 ou Saturday Night Fever, são ecoadas pela noite fora. Ninguém estranha o facto do poliglota Peru adorar pevides e fazer imitações de Michael Jackson versão Thriller, estão lá mesmo para o ouvir cantar.

terça-feira, maio 17, 2005

Dicas de Pedrito Bodega - A Competição das Competições

Fala-se muito de futebol. Também se fala muito do chinquilho ou do despejo de “copos 3”, mas a competição que realmente mexe com as gentes é outra. Falo claro do Descascamento de Ervilhas. Prova milenar que continua a fazer as delícias dos aficionados. Este ano o campeonato mundial decorreu durante o ultimo fim-de-semana na Tasca do Azedo, local de imemoriais actos de pura cultura popular. Como sempre, o próprio Luís Azedo, proprietário do estabelecimento, foi um concorrente de peso tendo ficado em 3º lugar, descascando 3 kg nos 45 minutos que dura a prova. A decepção (mais uma) vai para a eterna esperança adiada da Baixa da Banheira, Jaquim “Ice Man” que bloqueou perante a elevada pressão ficando em penúltimo lugar, logo à frente do cão do Azedo, o Bóbi. A vitória coube a Crazy Charm, membro dos i-glamour com 3,75 kg, ficando no segundo posto o surpreendente estreante Tio Bento, ao que tudo indica devido à prática na descasca de alcagoitas.

segunda-feira, maio 09, 2005

Em defesa dos i-glamour

Fomos acusados de plágio. Num comentário pouco digno, Rogério Águas, D.J. de alguidares da banda Ping Fluido, dá a entender que nós plagiamos. A caridade está a ser paga com falsidade e ingratidão. Sim, fomos nós que fizemos dos Ping Fluido aquilo que eles são hoje. Dizer que músicas como “Where the Charm have no name”, “Sunday Charming Sunday” ou “Sheena is a talk talker” são plágio é estar a ser no mínimo desonesto intelectualmente. A originalidade destes e outros temas é duma imaculada concepção digna dos grandes senhores da música mundial.
Que prémios têm os Ping Fluido? Quem ganhou o prémio revelação no concurso de bandas “Bodega Award” levado a cabo na Tasca do Azedo no bairro das Palmeiras? Quem tem dignificado a região com calorosos concertos um pouco por toda a parte ao longo da Estrada Nacional entre o Lavradio e Alhos Vedros? Pois bem, somos nós, os i-glamour, a melhor banda de charming punk pop rock do Universo!!!!
Agora vem este picheleiro com nome de futebolista armar-se em carapau de corrida. Haja paciência.

terça-feira, maio 03, 2005

As dicas de Pedrito Bodega - A conta - gotas

A cultura Moitense está de parabéns. Entre um filme realizado pelo realizador japonês Sako Guito, radicado na Albânia há 30 anos, sobre a puberdade e a descoberta do corpo no feminino e a leitura de trechos da lista telefónica do Madagáscar na letra j e k, assistimos a um concerto simplesmente notável. Qualquer coisa de extraordinário. Foi bonito e até comovente assistir ao vibrar de cerca de 5 a 6 espectadores entusiastas da música alternativa.
O auditório Toiros e Campinos viveu o seu momento máximo de rochosa intelectualidade, cheio de revivalismo e de pura magia cultural.
Uma banda do outro mundo, recheada de talento e imaginação proporcionou durante 3 horas (até os homens da Câmara virem cortar a água) momentos de ilusão e esplendor musical. Falamos dos Ping Fluido. Quatro jovens, 3 tocadores de torneiras e um gestor de alguidares. A fórmula é simples, com três torneiras pingando água ao sabor da cuidadosa cadência decidida e controlada pelos três estranhos percussionistas, o 4º elemento, qual génio da coreografia e do ritmo, muda os alguidares (eram cerca de 14 alguidares de diversos tamanhos) debaixo das torneiras criando loucas melodias. Simplesmente genial!!!!! Pouco mais há a dizer…